EDUCAÇÃO
INFANTIL : A PARTICULARIDADE BRASILEIRA
No Brasil as
primeiras creches surgiram com um caráter assistencialista, para auxiliar as
mulheres que trabalhavam fora de casa e o acolhimento de órfãos abandonados.
Nessa época, a criança era vista como um objeto descartável, sem valor
intrínseco de ser humano.
O alto
índice de mortalidade infantil, a desnutrição generalizada e o número
significativo de acidentes domésticos, fizeram com que alguns setores da
sociedade começassem a pensar num espaço de cuidados da criança fora de casa e
a criança começou a ser vista pela sociedade com um sentimento filantrópico,
caritativo, assistencial começando a ser atendida fora da família.
As famílias
mais abastadas pagavam uma babá, as pobres deixavam os filhos sozinhos ou
colocavam-nos numa instituição que deles cuidassem, as creches zelavam pela
saúde, ensinavam hábitos de higiene e alimentavam a criança, a educação
permanecia assunto da família.
A roda dos
expostos ou roda dos excluídos, onde se colocavam os bebês abandonados, teve
seu início antes da criação das creches. Por muito tempo a roda de expostos foi
à única instituição de assistência à criança abandonada no Brasil e em 1950 o
Brasil efetivamente extinguiu-a. Cria-se assim, várias creches com organizaçõesfilantrópicas, os programas de baixo custo, surgiam para atender às mães que
não tinham onde deixar seus filhos, a criação dos jardins de infância foi
defendida por alguns setores da sociedade, por acreditarem que eles trariam
vantagens para o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo, foi criticado por
identificá-los com instituições européias.
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