quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Educação Infantil no Mundo


EDUCAÇÃO INFANTIL : CONTEXTO GERAL

Na Europa, com a transição do feudalismo para o capitalismo e o enorme impacto causado pela revolução industrial, fez com que toda a classe operária se submetesse ao regime das fábricas e das máquinas. Desse modo, essa revolução possibilitou a entrada em massa da mulher no mercado de trabalho. Com a venda da força de trabalho da mulher e da criança, o nascimento da indústria moderna alterou profundamente a estrutura social vigente, alterando a forma da família cuidar e educar seus filhos.
As mães operárias, que não tinham com quem deixar seus filhos, utilizavam o trabalho das conhecidas mães mercenárias, que trabalhavam com as crianças atividades de canto, de memorização, de rezas, desenvolvimento de bons hábitos, de bom comportamento e de internalização de regras morais.
A falta de preparo dessas mães, aliada a pouca comida e higiene, gerou um quadro caótico, que terminou no aumento de castigos e muita pancadaria, a fim de tornar as crianças mais sossegadas e passivas. E como a  preocupação das famílias pobres era sobreviver, os maus tratos e o desprezo pelas crianças tornaram-se aceitos como regra e costume pela sociedade de um modo geral.
Porfilantropia, algumas pessoas resolveram tomar para si a tarefa de acolhercrianças desvalidas que se encontravam nas ruas. A sociedade aplaudiu, uma vez que todos queriam ver as ruas limpas do estorvo e da sujeira provocados pelas crianças abandonadas. As primeiras instituições na Europa e Estados Unidos tinham como objetivos cuidar e proteger as crianças enquanto às mães saíam para o trabalho.
O primeiro Jardim de Infância, foi criado em meados de 1840 em Blankenburgo, por Froebel, tinha uma preocupação não só de educar e cuidar das crianças, mas de transformar a estrutura familiar de modo que as famílias pudessem cuidar melhor de seus filhos
A sala de aula francesa, desde os primeiros textos oficiais, foi concebida sob uma perspectiva de prover cuidados e educação moral e intelectual às crianças. A intenção dessas instituições era retirar das ruas as crianças em situação de risco e proporcionar-lhes o desenvolvimento da inteligência e dos bons costumes.
Aassistência a criança passou, no final do século XIX, a privilegiar políticas de atendimento à infância em instituições educacionais. A partir da segunda metade do século XIX, o quadro das instituições destinadas à primeira infância era formado basicamente da creche e do jardim de infância ao lado de outras modalidades educacionais, que foram absorvidas como modelos em diferentes países. 

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