EDUCAÇÃO INFANTIL : CONTEXTO GERAL
Na Europa,
com a transição do feudalismo para o capitalismo e o enorme impacto causado
pela revolução industrial, fez com que toda a classe operária se submetesse ao
regime das fábricas e das máquinas. Desse modo, essa revolução possibilitou a
entrada em massa da mulher no mercado de trabalho. Com a venda da força de
trabalho da mulher e da criança, o nascimento da indústria moderna alterou
profundamente a estrutura social vigente, alterando a forma da família cuidar e
educar seus filhos.
As mães
operárias, que não tinham com quem deixar seus filhos, utilizavam o trabalho
das conhecidas mães mercenárias, que trabalhavam com as crianças atividades de
canto, de memorização, de rezas, desenvolvimento de bons hábitos, de bom
comportamento e de internalização de regras morais.
A falta de
preparo dessas mães, aliada a pouca comida e higiene, gerou um quadro caótico,
que terminou no aumento de castigos e muita pancadaria, a fim de tornar as
crianças mais sossegadas e passivas. E como a
preocupação das famílias pobres era sobreviver, os maus tratos e o
desprezo pelas crianças tornaram-se aceitos como regra e costume pela sociedade
de um modo geral.
Porfilantropia, algumas pessoas resolveram tomar para si a tarefa de acolhercrianças desvalidas que se encontravam nas ruas. A sociedade aplaudiu, uma vez
que todos queriam ver as ruas limpas do estorvo e da sujeira provocados pelas
crianças abandonadas. As primeiras instituições na Europa e Estados Unidos
tinham como objetivos cuidar e proteger as crianças enquanto às mães saíam para
o trabalho.
O primeiro
Jardim de Infância, foi criado em meados de 1840 em Blankenburgo, por Froebel,
tinha uma preocupação não só de educar e cuidar das crianças, mas de
transformar a estrutura familiar de modo que as famílias pudessem cuidar melhor
de seus filhos
A sala de
aula francesa, desde os primeiros textos oficiais, foi concebida sob uma
perspectiva de prover cuidados e educação moral e intelectual às crianças. A
intenção dessas instituições era retirar das ruas as crianças em situação de
risco e proporcionar-lhes o desenvolvimento da inteligência e dos bons
costumes.
Aassistência a criança passou, no final do século XIX, a privilegiar políticas
de atendimento à infância em instituições educacionais. A partir da segunda
metade do século XIX, o quadro das instituições destinadas à primeira infância
era formado basicamente da creche e do jardim de infância ao lado de outras
modalidades educacionais, que foram absorvidas como modelos em diferentes
países.
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